Resumo: O rendimento de um cartucho pode variar por uma série de fatores, mas em média um cartucho de tinta preta com capacidade de 20 ml, pode imprimir entre 340 a 600 páginas.
Não é possível delimitar o número exato que um cartucho rende, uma vez que existe uma série de variáveis que interferem na quantidade de cópias impressas por um cartucho. Abaixo, explicaremos algumas delas. Para você entender as razões que fazem o cartucho durar mais ou menos, acompanhe o texto até o final.
Variáveis que interferem no rendimento do cartucho
Cobertura da página
A impressão de uma imagem e de um texto exige diferentes quantidades de tinta do cartucho, portanto se você tem hábito de imprimir imagens, o seu cartucho irá durar muito menos que um usuário que imprime cópias de documentos ou arquivos comuns.
Frequência de impressão
Quando o usuário imprime com pouca frequência, o cartucho tende a ressecar e durar menos que um cartucho normal devido ao endurecimento da tinta. Para fazer o cartucho durar razoavelmente bem a ideia é que você imprima com frequência, uma média de 3 a 4 vezes por semana.
Modelo do cartucho
Há modelos de impressora mais econômicas que outras do mercado, portanto o cartucho poderá render mais ou menos de acordo com a produtividade da máquina. Para uso caseiro, as mais recomendadas são da marca HP pela eficiência e rentabilidade.
Material a ser impresso
O tipo de material a ser impresso interfere diretamente na quantidade de tinta, folhas comuns A4, utilizam muito menos que, por exemplo, o papel cartão. A gramatura é um dos itens que irá influenciar na durabilidade da tinta da sua impressora.
Tipo de impressão
Impressões no modo econômico exigem menos do cartucho e, consequentemente, aumentam a durabilidade do cartucho. Fique atento a esse detalhe, principalmente se a impressão não for para arquivos importantes.
Dito isso, agora sabemos de algumas questões que interferem no tempo de duração e na quantidade de impressões de um cartucho. Mesmo com essas variáveis, os profissionais da área, sugerem algumas médias de durabilidade do cartucho. Veja abaixo quais são elas. .
Tempo médio de duração de um cartucho
É possível fazer um cálculo básico de rendimento do cartucho. O cartucho contém tinta em formato líquido e o rendimento deve ser calculado conforme a quantidade de tinta que cada cartucho contém. Dependendo do modelo de impressora e da qualidade da tinta, os resultados na utilização podem ser diferentes.
Em média, as impressoras jato de tinta rendem a impressão de 17 a 25 páginas com 5% de cobertura para cada mililitro de tinta, ou seja impressões mais comuns, como as de texto.
Nesse sentido, um cartucho de tinta com capacidade para 20 ml de tinta poderá imprimir, em média, de 340 a 600 páginas, com cobertura de 5%.
Algumas marcas do mercado, oferecem dados genéricos de rendimento do cartucho, como a HP. Confira abaixo.
Cartucho HP
Cartucho de tinta preto HP 60XL | 600 páginas padrão |
Cartucho de tinta preto HP 60 | 200 páginas padrão |
Cartucho de Impressão de três cores HP 60XL | 420 páginas padrão |
Cartucho de Impressão de três cores HP 60 | 150 páginas padrão |
Rendimento: Cartucho x toner
Outra questão que o usuário comum precisa entender é que um cartucho rende completamente diferente de um toner. Para quem não sabe a diferença, o cartucho utiliza tinta líquida enquanto o toner, tinta em pó. Outra questão é que o cartucho é usado em impressoras jato de tinta, enquanto o toner nas máquinas a laser.
Esclarecido essas primeiras questões, entenda que o toner possui uma produtividade muito maior, quando comparado ao cartucho. O rendimento chega a ser 3 vezes maior.
Embora o seu custo também seja mais elevado, no final das contas o custo benefício é mais atrativo para quem tem necessidade de grandes quantidades de impressões por mês.
Entretanto, se o seu caso é uso caseiro, o aconselhado pelos profissionais é a impressora jato de tinta.
Fala para gente!
Este artigo te ajudou? Então deixe sua opinião nos comentários. Ela faz toda a diferença para nossa equipe.