Antes de descartar seu cartucho, aprenda a forma correta de analisá-lo. Veja as orientações até o final. Muitos cartuchos podem ser recuperados ou até mesmo reutilizados.
1º- Verifique se o cartucho é compatível com a impressora
Há uma grande variedade de cartuchos no mercado. Por isso, antes de adquirir a tinta, saiba qual é o modelo correto que a sua impressora precisa. Para confirmar se o seu cartucho é compatível, basta olhar no manual da impressora ou no site da fabricante.
Confirmado essa informação, vamos para o próximo passo.
2º- Certifique-se que o cartucho está instalado corretamente
É muito comum ocorrer um pequeno desencaixe do cartucho no espaço da impressora. Verifique se o cartucho está perfeitamente instalado.
Passo 1. Caso ainda não esteja ligada, ligue a impressora;
Passo 2. Se necessário, abra a tampa da impressora e espere até que o carro de impressão fique parado e em silêncio;
Passo 3. Retire o cartucho da impressora e cuidado para não tocar nos contatos elétricos dele. Retirar o cartucho pode variar dependendo da marca, mas no geral, consiste em pressionar levemente a borda dele para liberá-los e em seguida, deslizar ele para fora;
Após inserir, verifique como a impressora reagiu. Ela reconheceu a tinta? Caso não tenha reconhecido o cartucho, é hora de verificar se eles estão limpos.
3° Acione os procedimentos de limpeza da impressora
As impressoras possuem um sistema automático de limpeza. Acione o comando e aguarde o processo até a etapa final. Faça o teste novamente e veja se o cartucho funciona. Caso o problema persista, há uma grande probabilidade do cartucho estar de fato queimado, todavia temos ainda duas outras orientações para descartar de vez as chances do cartucho funcionar.
4º – Desinstale e instale novamente o software da impressora
Há uma chance pequena do software da impressora está com erro ou desatualizado, o que pode gerar falhas no cartucho. Por isso, desinstale e o instale novamente e repita o comando de “imprimir”.
Caso a falha continue, a nossa última sugestão é que você teste o cartucho em outra impressora de mesmo modelo.
5º – Teste o cartucho em impressora de mesmo modelo
A ideia é que se o problema for na máquina, essa falha possa ser percebida. Caso você já tenha passado por todas essas etapas e tenha chegado à conclusão que o cartucho está de fato queimado. Certifique-se de descarta-lo em local apropriado. O material pode liberar materiais químicos que são danosos ao meio ambiente.
Converse com um profissional e evite todo o passo a passo
Uma possibilidade rápida e prática é apresentar o cartucho para um profissional da área. Nas lojas de recarga de cartuchos, como na Ecojet em Belo Horizonte, o material é avaliado e caso esteja em bom estado, pode ser reutilizado.
Muitas vezes o problema do cartucho é simplesmente tinta ressecada ou sujeira que são facilmente resolvidos nestes ambientes especializados. O uso do mesmo cartucho pode te fazer economizar em até 3 vezes. Vale a pena a consulta em um estabelecimento de recargas de tintas.
Fala para gente!
Este artigo te ajudou? Então deixe nos comentários seu comentário.