As impressoras são ainda equipamentos caros, porém, com a evolução do mercado no país, está cada vez mais acessível ter uma impressora em casa ou no escritório.
A grande preocupação é em relação aos preços dos cartuchos e toners para quem usa a impressora com grande frequência.
Em especial os cartuchos originais, que são as opções mais caras, nem sempre são as com o melhor custo benefício. Em busca de alternativas, o consumidor hoje pode contar com outras opções como os cartuchos compatíveis e remanufaturados.
Surgem, entretanto, muitas dúvidas, principalmente sobre a qualidade e a durabilidade destas opções alternativas.
Será que estes são confiáveis? Por isso, resolvemos fazer uma lista para desmistificar os principais pontos em relação a utilização de cartuchos compatíveis e remanufaturados. Confira abaixo:
1 – Cartuchos compatíveis e remanufaturados estragam a sua impressora
MITO. O cartucho é uma peça feita para trabalhar em conjunto com a impressora mas não há nenhum indício que os cartuchos de marcas alternativas, não originais, ou que são recarregados, sejam causadoras de defeitos nos equipamentos.
Assim como qualquer produto no mercado, é preciso certificar a procedência da marca.
Existem marcas de cartuchos compatíveis e remanufaturados que possuem a mesma qualidade ou até mesmo superior que os originais (um exemplo é a marca Ecojet).
Entretanto, alguns procedimentos de recarga feitos sem um controle de qualidade podem ter a qualidade comprometida.
Portanto, exigir a garantia do material e procurar referências que indiquem a qualidade do produto são as melhores formas de fazer escolha pelas marcas alternativas.
2 – A tinta utilizada para recarregar um cartucho possui sempre a qualidade inferior de um cartucho original
MITO. Existem marcas de cartuchos e toners compatíveis e remanufaturados que utilizam tintas importadas, dos mesmos fornecedores dos cartuchos originais (como é o caso da marca Ecojet).
Portanto, não se pode responsabilizar todas as marcas de utilizarem insumos de qualidade inferior.
Procure por marcas de procedência e que garantam a qualidade do insumos utilizados.
3 – A relação custo-benefício de um cartucho ou toner compatível é menor que as dos cartuchos originais
MITO. O custo benefício varia de acordo com cada opção disponível no mercado. Entretanto, existem opções de cartuchos compatíveis que apresentam a mesma qualidade, com insumos importados, e ainda, até 3 vezes mais tinta, como é o caso dos cartuchos da marca Ecojet.
4 – Perde-se a garantia da impressora com a utilização de cartuchos recarregados ou compatíveis
MITO. A perda da garantia de um equipamento está ligada a comprovação de que houve mal uso ou, no caso de um vazamento, se for comprovado que este foi o causador do defeito no equipamento.
De todas as formas, como já mencionado a cima, procure utilizar marcas com procedência e que garantam a qualidade.
5 – Cartuchos ou toners compatíveis não possuem qualquer garantia para o consumidor
MITO. Como um direito do consumidor, as marcas que comercializam produtos compatíveis e remanufaturados também precisa estabelecer a garantia de seus produtos.
Os cartuchos da marca Ecojet, por exemplo, além terem garantia total da procedência do produto, em caso de defeitos, garantem até 4 recargas realizadas nos laboratórios da empresa.